sexta-feira, 21 de abril de 2017

         A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE


                                     Resultado de imagem para weber a política como vocação
            
Existe quem acredite que o naufrágio da classe política em face da investida da força-tarefa da Operação Lava a Jato abrirá caminho para a ascensão dos pequenos partidos de esquerda.

Não concordo, para mim é tão certo quanto a morte que dias funestos virão para sindicalistas, militantes de movimentos sociais e qualquer pessoa que de alguma maneira desafie a exploração mais brutal.

É por demais óbvio que esta operação não será o limpa-trilhos para a esquerda antipetista.

O julgamento moralista dos fatos políticos turva a percepção da realidade e obsta conhecer a real intenção dos agentes políticos adversários.

Por exemplo, o sujeito que acredita que existe combate real ao afanamento do dinheiro público pela Operação Lava a Jato, o chamando combate à corrupção, está sendo ludibriado pela propaganda. Os fatos desmentem a trapaça. Na verdade a montanha de dinheiro público que é surrupiada pelos empresários (agentes privados) com a sonegação é sete vezes maior do que a que é afanada pelos agentes públicos, corrupção.

É nesta malha para pegar incautos que o sujeito depois de aprisionado atira no próprio pé, se deixa colonizar pela pauta da direita e acredita que a Operação Lava a Jato vai fazer a fila andar para a esquerda ao pôr a pique a quase totalidade da classe política.

Não existem partidos, os esteios da democracia, sem políticos. Quem pleiteia ser político tem que começar cedo. A formação de um político consome no mínimo vinte anos e a prática não basta, é preciso ler muito, estudar os problemas com os quais os políticos se defrontam e precisam apresentar solução.  

Ou passa por esta formação ou o cidadão será um eterno amador sem noção da responsabilidade e sem conhecimento de como se move a realidade política, onde a pauta da direita por ser de exploração dos trabalhadores   está sempre oculta.

Com a morte política que advirá a muitos investigados na Operação Lava a Jato por caixa 2, corrupção passiva ou lawfare será inevitável a ascensão de todo tipo de amador, puxa-sacos, oportunistas e ladrões. A escória nadará de braçada provocando a mais louca instabilidade política.

Só quem pescará nestas águas turvas será o aparato repressivo, o Judiciário e o Ministério Público, coadjuvantes do golpe que depôs a Presidenta Dilma.

O gênio florentino mostrou como funciona o mecanismo da luta política e Weber evidenciou que a ética do político é a da responsabilidade e não a ética do santo, tudo para melhor pensarmos a ação política.

A percepção embotada dos fatos políticos por julgamentos morais impede que se perceba a intenção dos adversários e do que se seguirá com o naufrágio da classe política. Isto torna as consequências inevitáveis. Não tem jeito, hoje são eles e amanhã seremos nós a entrarmos no camburão de Sérgio Moro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário