sábado, 25 de fevereiro de 2017

         OS AGIOTAS GOLPISTAS


                                    Resultado de imagem para capital financeiro agiotas


Não posso deixar de ressaltar a importância da leitura da entrevista da ex Presidenta Dilma no site Sul21 que está no link abaixo [1]  pois muito esclarece sobre as forças econômicas e políticas que conduziram o golpe de Estado que a depôs.

Parece-me que pessoas que viveram na clandestinidade na luta política têm dificuldade de externar o que pensam pois a primeira regra da clandestinidade é segurar a língua e como se sabe a ex Presidenta viveu alguns anos na luta subterrânea contra a   ditadura instalada em 1964.

Contudo, a ex Presidenta depois de meses vitimada pelo golpe começou a falar, a expor o ponto de vista de quem esteve dentro da barriga da baleia e aí as motivações mais encobertas dos golpistas estão sendo  mostradas.

Os donos do capital financeiro, 1% da população, estiveram no comando do golpe. Para que se tenha uma ideia dos interesses desta gente basta lembrar que não existem mais comerciantes, só agiotas, nenhum deles tem interesse em vender à vista, só a prazo, para arrancar juros dos consumidores ilegalmente.

Aqui um exemplo: comprei um novo celular e para isto andei e somente na quinta loja meti a mão no bolso pela simples razão de que todos dividiam em mais de dez vezes e não retiravam um centavo de juros na compra à vista. Todos agem como bancos, são agiotas não regulamentados.

Fui roubado por um agiota pois só uma pequeníssima parcela dos juros foi retirada pois a compra foi à vista. É assim que os produtos brasileiros são os mais caros do mundo: carros, celulares, sapatos, roupas, seja lá o que você comprar terá um dreno, juros, a empobrecer a população com produtos de quinta qualidade.

Foi esta gente que se empenhou no golpe. O neoliberalismo significa antes de tudo o setor financeiro mandando no setor produtivo, com a total desregulamentação protetiva dos cidadãos e das nações.

O golpe de Estado começou em 2012 quando de uma só vez a taxa de juros baixou 2,5%, vejam o que disse a ex Presidenta na mencionada entrevista: "Percebi isso em toda profundidade no governo. Uma coisa me intrigava: porque toda vez que o juro baixava (em 2012, essa baixa chegou a 2,5%), era como se todo o segmento empresarial virasse de costas para o governo."

A entrevista é muito boa e alerta para a linha de confronto que se aproxima, a eleição de 2018. Vale a pena ler e conferir.

Nota

[1] “O golpe não terminou. A segunda etapa pode ser muito mais radicalizada e repressora”


Um comentário:

  1. Gostei do Blog. Partilho esse vídeo sobre poder , dinheiro, hierarquia, distribuição de renda e crise mundial!
    Vejam e reflitam!
    https://www.youtube.com/watch?v=_w0aI-c-ZiA

    ResponderExcluir