terça-feira, 3 de janeiro de 2017

             O ÓDIO COMO MAL MOBILIZADOR



                       Resultado de imagem para gandhi frases e pensamentos


Quem semeia ódio colhe ódio. Embora Gandhi, o cara que mais difundiu métodos pacíficos de luta política, tenha sido assassinado por um sujeito tomado pelo mais absoluto ódio.

Gandhi era advogado e com ele aprendi que noventa e nove por cento do direito de um cidadão está na matéria fática deduzida em juízo. Para ele o direito era aquilo que alguém tinha depois de cumprir com seu dever.

Em sua estratégia política o direito inscrito nas leis e a verdade eram importantes instrumentos a serem usados para conter abusos de autoridade na luta para libertar populações oprimidas.

Suas táticas não violentas (desobediência civil, jejum, resistência não-violenta) foram objeto de minha curiosidade pois quem estuda política precisa conhecer tudo isso mas porque também parecia funcionar em algumas circunstâncias.

Os analfabetos políticos de sempre censuraram minha curiosidade por Gandhi de maneira acerba. Mas é assim mesmo, a ignorância pune a todos, inclusive ao ignorante.

Gandhi tinha razão, a verdade tem uma força arrasadora e a polícia só é treinada para lidar com táticas violentas. Quando enfrenta métodos não violentos fica desnorteada.

O ódio exclui, segrega, e é oposto dos fatores mobilizadores, razão pela qual pessoas de esquerda deveriam pensar antes de valer-se dele para amparar suas causas. É fácil identificar quem na web faz o uso de uma linguagem virulenta e estimuladora do ódio sempre e com alvos definidos e identificáveis (homens, brancos, héteros, velhos).

Este episódio de Campinas em que doze pessoas foram assassinadas tem muitos culpados e não adianta somente colocar a culpa no inimigo, inclusive usando-o para fazer proselitismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário