quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

  QUANDO A HISTERIA DOMINA


                         Resultado de imagem para histeria coletiva


Nenhuma pessoa estar imunizada contra a propaganda política. Grandes intelectuais sucumbiram a ela, Martin Heidegger sucumbiu à propaganda nazista, aqui no Brasil Manoel Bandeira, Rachel de Queiroz e Rubem Fonseca foram cooptados para o golpe de 1964 por uma propaganda bem feita e bem orquestrada.

O segredo da vitória de uma investida propagandística desta natureza é atordoar a opinião pública com temas que provocam histeria coletiva para dividi-la, causar condutas irracionais, fazer com que as pessoas abdiquem de julgamentos com base em provas, dados estatísticos, fatos.

Li no livro de Rene Armand Dreifuss, 1964: A CONQUISTA DO ESTADO, a urdidura de como agiram e do que se valeram os golpistas na campanha de 1962 a 1964 para enfim colocarem os tanques nas ruas e deporem Jango.

Entre estes meios mais eficazes e insubstituíveis em uma ação política desta natureza estava a propaganda política agressiva esgrimindo a ideologia anticomunista e o combate à corrupção visando desestabilizar o governo e manipular a opinião pública.

Estes dois temas explorados foram escolhidos pela capacidade de provocar histeria, aborto é outro destes tópicos, sexualidade alheia também provoca celeuma.

Nunca pensei que fosse presenciar o que tinha lido em livros, um ambiente de luta política em que a propaganda seria agressiva e a histeria coletiva suscitada com êxito: o país esta mergulhado no "combate à corrupção" e a histeria dominando.

Este ambiente onde prevalece a irracionalidade é onde floresce o abuso de autoridades, a violação de direitos, as instituições são dissolvidas e os mínimos códigos de civilidade viram poeira. É por demais perceptível que é nestes momentos que são gestadas as ditaduras.

Quando isto vai arrefecer? Não faço ideia. O que presumo a partir dos fatos é que mais pessoas serão vitimadas pelo que foi gestado neste momento e que passada a histeria muitos vão olhar para trás envergonhados e vão procurar esquecer o que fizeram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário