sábado, 10 de setembro de 2016

           O ASSALTO À COISA PÚBLICA



                              Resultado de imagem para privatização no brasil



Este documentário [1], A DOUTRINA DO CHOQUE, vale a pena ser assistido. Versa sobre o que significa o liberalismo extremado e como é executado, sempre em condições traumáticas em que a sociedade se encontra desaparelhada e não pode resistir.

Esta doutrina tem como próceres atualmente Milton Friedman e Frederic Hayeck. O objetivo maior é a privatização, a transferência na "bacia das almas" para grandes capitalistas de todas as coisas públicas relevantes financeiramente: estradas, portos, aeroportos, recursos naturais tais como água, petróleo, minérios e fontes de energia.

Mas existe uma fonte de energia particularmente cobiçada pelos privatistas, a força de trabalho. Portanto, desregulamentar, precarizar e abolir a proteção ao trabalho (por exemplo, tornando a CLT letra morta e corrompendo dirigentes sindicais) é a pedra de toque do ultra liberalismo.

Evidente que para impor uma lástima destas só logrando a população trabalhadora, principalmente, ou criando o caos, mas sempre tornando a sociedade indefesa ou anestesiada.

No passado distante o liberalismo representava a liberdade econômica e a burguesia ascendente de então enfrentava o absolutismo, a democracia era o subproduto desta luta. Hoje a coisa é diferente.

O documentário esclarece este ponto importante e que sempre tem passado despercebido: como e por que ditaduras contemporâneas são ultra liberais em economia? Simplesmente porque um programa político neoliberal dificilmente será aprovado em eleições se for abertamente discutido...  

Ou seja, a democracia atual não é um subproduto da liberdade econômica, o ultra liberalismo como pregam Milton Friedman e 
Friedrich Hayeck, mas um obstáculo aos desígnios da plutocracia. 

Por óbvio que esta doutrina tem tudo a ver com o golpe de Estado que retirou o mandato da Presidenta Dilma e com a campanha de incitamento de ódio movida contra o PT pelas empresas de comunicação e seus pistoleiros e cupinchas.

Nota

[1] A Doutrina do Choque

Nenhum comentário:

Postar um comentário