domingo, 28 de fevereiro de 2016

                   OS GOLPISTAS DE SEMPRE


Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954
                          


Estamos em um clima de confronto político e de jogo empatado mas que vai desempatar, não sei para que lado nem como - mas que vai isto vai.

Sem o Exército na parada vai ser difícil para os demos-tucanos deterem o processo de distribuição de renda e combate às desigualdades iniciados com os governos Lula.

A elite empresarial, política e intelectual está dividida e isto obsta bastante a ação golpista demo-tucana, tanto que apostam no desgaste, na erosão lenta do ativo político de Lula e do PT.

Valem-se dos meios de comunicação para destruir os inimigos mas ainda assim os resultados não são os esperados. Se o feitiço tivesse dado certo o PT não existiria mais e o ex-presidente Lula já estava preso; não erodiram o ativo e roem o osso de ter que marchar para perder mais uma eleição em 2018.

Todo o barulho do momento com as fraudes sob a forma de notícia e o uso aparelhado do Ministério Público e do Judiciário no Paraná é para tirar o cara do páreo em 2018, para tanto estão dispostos a metê-lo na cadeia, é o que indicam as tentativas para processá-lo.

Aí é neste ponto que o jogo começa a ficar perigoso para os dois lados pois tenho como certo que se eles não controlarem a massa e prenderem o ex-presidente Lula, se o feitiço deles não der certo, vão engolir um sapão como engoliram os opositores de Getúlio em 54.

Em 1954 o povo foi para a rua punir os inimigos de Getúlio, empastelaram o jornal de Carlos Lacerda, que fugiu para o exílio e lá passou um ano, veículos de O GLOBO foram incendiados juntamente com a mercadoria pirata que transportavam.

Este é o risco para eles, se prenderam o ex-presidente Lula e se o feitiço não der certo, a massa ficar de nosso lado, perdem eles. Vai haver um vitorioso deste confronto e não creio que sejam eles.

Até agora o feitiço deles para controlar o povo e jogá-lo contra o PT e o ex-presidente Lula não funcionou a contento, se tivesse funcionado o PT seria apenas uma lembrança.

Se o Exército não entrar como um juiz ladrão para o lado deles vão ser escorraçados como em 54, deixa a coisa chegar no ponto, Lula sabe disto. Estão esticando a corda e vão esticar até arrebentar, e aí resta saber de qual lado vai quebrar.

Façamos uma análise realista: eles têm liderança de massas? Qual a força real deles? Com qual força podem vencer esta parada?
Com o Exército? Com a PF? Com o Judiciário?
E se a massa explodir na rua, quem ganha?

É aí que entram os fatores PT e o ex-presidente Lula.
A elite política demo-tucana não tem contato com o povo nem lideranças de massas e é bem provável que queiram arrastar o Exército para se meter neste rolo e do lado deles.

A coisa está marchando para o ponto de decisão e é preciso ter nervos de aço para esperar pois estão exasperando intencionalmente os nervos da sociedade para provocar histeria, desordem e arrastar o Exército para a confusão para instalarem uma ditadura e muita repressão.

Se vencerem vão agir com extrema repressão porque vão ganhar por pontos, vencedor fraco é mais violento e haverá muita cadeia para adversários políticos, a famosa caça às bruxas.

Para a vitória ser duradoura vão ter que matar muitas pessoas, provocar uma grande baixa nos recursos humanos da esquerda pois para recompor estes recursos se leva muito tempo, 20, 30 anos ou mais. Ou isso ou a vitória não durará muito.

Não sei se minha análise é viciada pelo lado que estou mas eles não levam esta sem o povo do lado deles.

Vamos em frente pois a conjuntura vai ferver.


2 comentários:

  1. Amigo Brasileiro. Pelo que sinto, mesmo olhando de fora. Não vejo insatisfação do comando das forças armadas em relação ao governo, à Lula e nem à Dilma. Talvez por razões ideológicas haja muita antipatia na tropa mas na prática, os Governos Lula e Dilma juntos foi muito melhor para as forças armadas que os anteriores.
    Na prática: das questões que rolavam infinitamente e foram resolvidas, como os caças, as compras da China de material bélico para o exército, o projeto e execução do avião cargueiro de fabricação nacional, a questão salarial e entre outros pontos que me fogem no momento, o projeto em curso (que começa a ser torpedeado sub-repticiamente pela oposição com apoio da justiça) do velho sonho e necessidade da Marinha do Brasil que é o submarino nuclear. Acho que os militares tem noção disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Alberto, o PSDB e o DEM estão agindo como pescadores de águas turvas, querem a desordem da economia, já conseguida pela Operação Lava a Jato, e querem tumultos na ordem pública, tudo para ver se arrastam o Exército para a disputa política e assim obterem o passe para uma ditadura.

      Mas como você notou, esta manobra não está fácil de emplacar, mesmo corroendo a democracia pelas beiradas como vêm fazendo com as garantias de natureza processual penal desde a AP 470.

      Por isso não tenho dúvidas que preparam o país para uma ditadura ou uma democracia restrita com a exclusão da esquerda e dos movimentos sociais das decisões políticas, a tentativa de proscrever o PT e a ameaça de cassar o registro do partido apontam para isso.

      A maneira inteligente como o PT tem conduzido o barco dificulta para os adversários, por exemplo, o PT nunca fez política nos quartéis (deixou como exclusiva dos militares a responsabilidade de mergulhar ou não o país na desordem e na ruptura constitucional), tem um discurso moderado para não dar chances para os adversários usarem contra o partido o radicalismo verbal como ocorreu com a esquerda em 1964 e acima de tudo busca recompor a aliança no Congresso Nacional para poder governar.

      Entendo que a disputa é dura mas não estamos cometendo erros primários, temos lideranças de massas, a web, que não se tinha antes, e não estamos dando passos maiores que as pernas. No mais é o atrito típico da luta política.

      Abração. Sinta-se à vontade para criticar discordar ou concordar, o que vale são as ideias.

      Excluir