quarta-feira, 21 de outubro de 2015

          A HIPOCRISIA DEMO-TUCANA

                   

                          

A hipocrisia de um demo-tucano é insuperável. FHC sabia de tudo o que ocorria na PETROBRAS desde o primeiro dia de seu governo e no entanto nada fez para sanear a empresa livrando-a dos ladrões que lá estavam. 

Os demo-tucanos que não perdem uma oportunidade de mostrarem a face canalha se referem ao saneamento da PETROBRAS como sendo o "petrolão" quando na verdade FHC é quem está com as mãos sujas no petrolão pois de tudo sabia e nada fez. 

Sempre se soube que FHC é mau-caráter e hipócrita e sabia do esquema na PETROBRAS mas agora se tem a confirmação por confissão do tucano [1]. Os demo-tucanos são filisteus sempre a amesquinhar tudo o que bafejam e não fogem à regra quando o assunto é difamar e caluniar os adversários imputando-lhes os crimes que eles próprios cometem.

FHC e todos os seus asseclas no Congresso Nacional empreenderam a maior dilapidação do patrimônio público de que se tem notícia em um país das dimensões do Brasil. A PETROBRAS escapou por pouco, era a cereja do bolo, para tanto até inventaram até uma marca, a PETROBRAX, criada por Décio Pignatari, lembram?

FHC, o príncipe privata, foi o maior inimigo da PETROBRAS em terras brasileiras. FHC é também um traidor, ele prometia desencalhar a economia brasileira que se encontrava estatizada em 82% no final da ditadura mas também fazer o estado de bem-estar social.

Contudo, o traidor só fez privatização e quase entrega o maior patrimônio do povo brasileiro a preço de banana como fez com a Vale do Rio Doce, uma das maiores minas de ferro do mundo.

Este assunto é rico em controvérsias no campo da esquerda. Não tenho dúvidas que alguma coisa precisava ser privatizada. Sobre estatização e privatização sempre me reporto a Lênin quando fez a NEP - Nova Política Econômica - abrindo espaço para a iniciativa privada buscando resultados econômicos e assim salvar a revolução que tinha conduzido.

A política prática é um tema busco sempre pôr um pouco de realismo pois pelo fato de implicar escolhas sempre se deriva muito e existem coisas que não podem ser ideologizadas, o pragmatismo impera dado que não se pode inventar dinheiro, nem reinventar a roda, nem o fogo, nem modificar a natureza humana.

Converso com amigos reais e virtuais e sempre nos batemos por definições sobre as palavras e conceitos que usamos. Como sou mais calejado nestas labutas insisto na exatidão para evitar anfibologias. Por exemplo, socialismo pode ser definido em termos políticos como sendo governo dos trabalhadores; em termos jurídicos é a universalização de direitos e a luta de classes uma luta por direitos.

Não tenho dúvidas que o único meio capaz de efetivar as conquistas dos trabalhadores (empregados, desempregados, aposentados e suas famílias) que alguns chamam de povo é o aprofundamento da democracia pela democracia direta e participativa dos conselhos populares.

As teses do socialismo podem ser postas em prática por mais de um meio e de maneira diacrônica. Os marxistas-leninistas insistem que a coisa tem que ser feita na porrada, na ditadura, e simultaneamente. Como fazer um governo da maioria por ditadura? Existe uma contradição nos próprios termos. Se socialismo é governo dos trabalhadores isto não pode ser efetivado por ditadura mas por democracia radicalizada.

Em termos econômicos não tenho dúvidas que um governo socialista terá uma economia mista como fez Lênin com a NEP. Aí começa a encrenca pois a corrente que foi vitoriosa nos últimos cem anos insiste na estatização total da economia.

Para mim o quanto deve ser estatizado depende de decisões políticas (socialismo é uma construção política) e de quanto poder um governo tem, dos objetivos a serem atingidos e de pragmatismo, a busca de resultados. Será que Lênin voltou atrás na estatização com a NEP porque era um neoliberal? Por favor, me bata um abacate...

Mas voltando à PETROBRAS, quem a está salvando dos privatas é a Presidenta Dilma e o PT com o saneamento que está sendo feito e os novos métodos de governança que estão sendo gestados. 

FHC quase a destruiu ao injetar o veneno da corrupção através do Decreto 2745 que eliminou a necessidade de licitação no acesso ao cofre da empresa, os altos investimentos, bem como sabendo das ilicitudes não investigou, muito pelo contrário, turbinou o afanamento, como bem explica PML no texto de link abaixo [2].

Em resumo, apesar de tudo - apesar da campanha difamatória que petistas e o PT enfrentam vindo do braço máfio-midiático dos demo-tucanos tocado pelos empresários da comunicação que se comprazem em induzir a população contra seus próprios interesses - estou satisfeito com os últimos 12 anos de governos petistas pois não se deu passos maiores que as pernas e com poder e o dinheiro que se dispunha foi feito o que sequer foi tentado antes para a maioria da população no que diz respeito a universalização de direitos básicos.

Se não avançamos mais na universalização de direitos é porque nos faltou votos no Congresso Nacional. A sociedade não pode ser substituída por um governo no processo civilizatório em que a universalização e efetivação de direitos é o cerne.

Nos falta mais democracia, falta a participação dos trabalhadores diretamente. Mas aí é preciso ter paciência constatado que não é fácil efetivar a cidadania plena com cidadãos analfabetos, imersos em uma subcultura de submissão, clientelismo e falta de discernimento político, principalmente induzido pela mídia.

Só a participação em instituições ao alcance do povo pode educar o cidadão no discernimento do que está em disputa na luta política pois aí decidindo diretamente em discussão aberta e votação direta é possível entender como defender seus interesses na luta por direitos.

Notas

[1] FH  cita pressão para nomear "ladrões" em seu início de governo

http://oglobo.globo.com/brasil/fh-cita-pressao-para-nomear-ladroes-em-seu-inicio-de-governo-17830443 


[2] Agora é oficial: FHC sabia e não fez nada!

http://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/201776/Agora-%C3%A9-oficial-FHC-sabia-e-n%C3%A3o-fez-nada!.htm

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário