domingo, 3 de maio de 2015

O PSDB E A LEI DA SELVA


            O PSDB E A LEI DA SELVA

      

O jornalista Paulo Moreira Leite é um dos melhores desta profissão no momento, cabra sagaz e homem de bem, nenhuma artimanha para encobrir os fatos lhe escapa. 

A mídia das seis famílais nada explica, seu esforço é para ocultar. É importante entender o papel que representam as doutrinas que orientam os partidos na administração da coisa pública, na direção das ações do Estado quando chegam ao poder.

Só entendendo a doutrina neoliberal do PSDB é possível ter a idéia clara do porquê a repressão aos que defendem os DIREITOS SOCIAIS é a regra nos governos comandados pelo tucanato em São Paulo e no Paraná. Neste Estado a repressão levada a efeito pela Polícia Militar, ordenada pelo Governador Beto Richa, culminou no dia 29 de abril (2015) com mais de 200 cidadãos feridos. 

É por esta razão que o artigo de link abaixo [1] de PML é muito bom, é de indispensável leitura para se entender a relação entre a doutrina neoliberal do PSDB e a repressão aos movimentos e reivindicações dos trabalhadores assalariados.

Faço aqui a minha digressão sobre a doutrina do PSDB e sua coerência com os fatos, a repressão dura, desumana e ilegal pois o Estado Democrático de Direito abriga a legitimidade dos movimentos sociais para defenderem a manutenção de direitos e serem os protagonistas das inovações da ordem jurídica com novos direitos, tudo sob o pálio constitucional do direito de manifestação e organização

Por óbvio que é um equívoco pretender uma sociedade estática, dividida entre elite e massa, não reconhecer o protagonismo das classes sociais, partidos e movimentos sociais

A doutrina neoliberal do PSDB é a defesa do mercado regulando tudo e sem ser regulado. A defesa desta doutrina na ordem econômica é a defesa da lei do mais forte, de quem tem mais grana, é a defesa da lei da selva, a defesa da lei do cão

Contudo, o mercado tal como é defendido pelos neolibarais é uma abstração, daí o Estado aparelhado pelo braço político dos donos da grana é quem comparece nas manifestações com cachorros, bombas, tiros e cacetadas para fazer valer a ordem derivada desta doutrina. 

É este nexo entre a doutrina neoliberal e a lei da selva que precisa ser explicitado pois é por esta razão óbvia que a agenda da direita é oculta, nenhum dos direitistas diz abertamente que a defesa do mercado sem regulação e como regulador das relações sociais e econômicas é a defesa da lei do mais forte, de quem tem mais grana, a lei da selva, a lei dos piratas e salteadores, uns caras bem parecidos com os atuais empresários. 

Aqueles que defendem a necessidade de um Estado de Bem Estar Social o fazem através de leis protetivas dos assalariados, com previdência social ampla, proteção da força de trabalho ativa com DIREITOS SOCIAIS  amplos e de difícil vulneração mas principalmente reconhecendo como legítimas as reivindicações e manifestações dos trabalahadores através de negociações, nem sempre fáceis mas sempre necessárias.

A disputa política é a disputa para direcionar o Estado, principalmente os gastos do ORÇAMENTO PÚBLICO; foi isto que apartou os governos do PT de todos os anteriores: o ORÇAMENTO PÚBLICO chegou até pessoas que sequer suspeitam de sua existência.

Foi por observar estritamente a doutrina neoliberal ao direcionar as ações do Estado que o PSDB nas privatizações da era maldita de FHC entregou na “bacia das almas” aos salteadores recursos naturais e empresas que compunham o patrimônio de toda uma nação. 

É por este motivo também que usar o aparato repressivo e judicial contra movimentos sociais e reivindicações dos trabalhadores é a marca registrada das administrações neoliberais do PSDB. 

Mas não vamos esquecer: isto só é possível porque o tucanato ganhou eleições e aparelhou o Estado para a defesa das ideias dos caras do mercado, os bucaneiros, piratas e salteadores, dinheiropatas, ladrões que quase sempre usam inscrição no CNPJ.

Nota

[1] A grande repressão tucana 





Nenhum comentário:

Postar um comentário