quarta-feira, 15 de abril de 2015

     CORRUPÇÃO, O QUE É? MEU PONTO DE VISTA

         


Corrupção como afanameto do dinheiro público tal como o aborto e a sexualidade alheia são assuntos "quentes" para os propagandistas e táticos das manobras políticas.

Sempre que um político de esquerda ou de direita é enredado em qualquer destes assuntos estará em um mar de mal-entendidos, preconceitos, enfim, em uma polêmica infindável. Desta maniera, por provocarem sempre desacordo, atitudes irracionais e histeria coletiva são usados pela direita e seus táticos para enredar os inimigos.

Vamos tecer considerações neste texto apenas sobre o problema da corrupção, do roubo da grana pública, que não é uma questão de ética na política mas uma política de Estado tal qual a tortura, como procurarei demonstrar. 

Vejamos o seguinte dado: a classe dominante brasileira, que corresponde a 5 mil famílias, acumula uma riqueza correspondente a 46% do PIB - 691 bilhões de reais em dados de 2003, realidade provada em estudo do IPEA (Atlas da Exclusão Social - os ricos do Brasil). 

Como é possível esta minoria, que corresponde a menos de 0,001% da população ser dominante?

Ideologias diversionistas, incapacidade de organização política das classes subalternas explicam a dominação da maioria por esta minoria mas a corrupção explica melhor a nervura porque nos faz ver a operacionalidade da dominação. 

Ou seja, sem distribuir algumas migalhas para alguns ou um monte de grana para outros a classe dominante deixaria de ser dominante, sem "engraxar", corromper e sem a adoração do deus dinheiro como ideologia  o capitalismo como conhecemos não existiria.

O funcionamento desta engrenagem é simples e prática, tudo muito consentâneo com o pragmatismo do empresariado. A forma de distribuição deste cala-boca é a disponibilização de dinheiro para ser roubado por juízes, desembargadores, prefeitos, diretores de colégios públicos, Ministério Público e membros das Forças Armadas. 

A grana pública que é destinada para estes entes só formalmente passam pelos Tribunais de Contas, nunca é fiscalizada ou quando é ocorre a divisão, o acerto. Admitamos, disponibilizar uma montanha de dinheiro como se faz na saúde pública sem a fiscalização e controle é pedir para o dinheiro ser roubado.

É neste ponto que a dominação é percebida como controle do poder, controle do Estado (a síntese da correlação de forças políticas). É com a grana existente no ORÇAMENTO PÚBLICO, com os fundos públicos que se forma a classe média, este colchão entre o povo e a classe dominante. Estes fundos públicos são transferidos legalmente ou ilegalmente, pela corrupção. 

Em resumo, quando o sujeito rouba mesmo que seja uma migalha já aceita a sociedade como ela é, injusta e absurda em termos de apropriação individual da riqueza socialmente produzida.

Caso se começasse a prender gente por roubo do dinheiro público, prefeitos, vereadores, juízes, desembargadores, funcionários públicos, o sistema explodiria, uma revolução ocorreria pois o suspiro da panela de pressão seria fechado.

Sem cooptação, sem corrupção, só pela força a classe dominante não dominaria por muito tempo pois todos sabem que os governos mais fracos são os que mais recorrem à violência para dominar

Assim, a corrupção é uma política de Estado, é sistêmica, como a tortura e a violência policial, não é uma aberração, disfunção do sistema, desvio de conduta individual, um problema ético.

No Brasil o dinheiro público foi feito para ser roubado. Corrupção é uma tática de dominação, de cooptação das lideranças dos dominados, e assim deve ser compreendida ou então seremos otários a repetir babaquices como "pela ética na política".

Os meios de comunicação no Brasil, propriedade de apenas seis famílias, não são contra a corrupção, por óbvio. Tentam achacar o governo com o recado: pare de investigar a corrupção que pararemos de lhe associar a corruptos. 

O azar foi que encontraram dois estadistas em seus caminhos, o ex presidente Lula e a Presidenta Dilma, que sabem que se o Presidente da República vergar-se a chantagens nada mais restará no país. 

É esta batalha frontal e às vezes também triangulada que temos visto nos últimos doze anos entre o PT, a classe dominante e seus pistoleiros e muitos incautos pelo meio.

Um comentário:

  1. Se o Estado cumprisse verdadeiramente o seu papel certas instituições como prefeituras, escolas, universidades, secretarias a nível de município e estado estaria trabalhando melhor com os recursos públicos.

    ResponderExcluir