domingo, 12 de abril de 2015

COMO TIRAR PROVEITO DOS INIMIGOS?

                     


Assistindo as manifestações de hoje, 12/abril, em cobertura de tempo integral pelo PIG Globo News me pergunto: como destruir um partido político? Será que extinguirão o PT ou o reduzirão à insignificância? 

Um partido não é o registro de uma sigla no TSE pois para existir precisa ser capaz de influenciar o poder; antes precisa para se firmar atender uma demanda da sociedade, ganhar musculatura, o que melhor ocorre quando representa interesses como braço político de uma classe social fundamental.

Desta maneira o momento de maior robustez de um partido é quando se apresenta na percepção dos cidadãos como uma alternativa de poder com teor classista. 

O PT tem sido visto pelo eleitorado como capaz de exercer o poder e realizar pontos programáticos que satisfazem o anseio da maioria que o conduziu quatro vezes à Presidência da República. 

Indiscutível que o PT tem um forte viés classista, procura ser um representante dos trabalhadores, um braço político da massa assalariada, foi para esta gente direcionou uma parcela dos gastos do ORÇAMENTO DA UNIÃO pela primeira vez através dos programas sociais. O empenho dos  proprietários dos meios de comunicação é para destruir o PT pelo que ele representa em seu viés classista.

Como destruir um partido destes? Será com a simples repetição de "fora PT"? Acredito que não.

Está provado que nem o assassinato de dirigentes partidários é capaz de extinguir um partido, a história dos PC's mundo afora demonstra isso. 

O que pode extinguir um partido é a concorrência, outro ocupar o seu lugar tal como o PSDB fez com o PFL e o PT com o PCB. Outra coisa que tem se mostrado como capaz de extinguir um partido é um erro de grandes proporções, por exemplo, um levante fracassado seguido de repressão.

Fora estes dois casos que me vêm à memória não lembro de outros; refregas e inimigos até ajudam um partido a crescer, se firmar, formar seus quadros e militantes no fragor da disputa e aprender a governar. Ulisses Guimarães dizia que partido é como clara de ovo quanto mais apanha mais cresce. 

É facilmente perceptível que estar no centro da arena política significa apanhar e bater, ser criticado e refutar críticas. Um partido que não é poder ou não influencia é invisível ao eleitorado, não bate e não apanha e não existe além do registro na burocracia da justiça eleitoral.

Desta maneira, estes inimigos provadamente incapazes de se mostrarem como uma alternativa de poder melhor que o PT aos olhos do eleitorado  até o ajudarão em sua tarefa de se reorganizar, recuperar práticas e pontos programáticos esquecidos. 

Os inimigos do PT são perigosos, forjaram o "mensalão", a ação penal 470, e encarceraram inocentes mas têm se mostrado apenas isto, perigosos mas vencíveis.  

Devemos tirar proveito de inimigos que tais, guarnecer os pontos fracos, aprender muito e nos preparar pois mais cedo ou mais tarde haverá um duelo entre PT e PSDB, a fraude chamada "mensalão" deixou impressões indeléveis, desconfianças inapagáveis e a certeza de que o perdão foi deixado de lado nesta luta dura em que o PSDB por quaisquer meios quer  destruir o partido.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário