quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O maior desafio do PT


          O MAIOR DESAFIO DO PT

            


Enfrentar a maioria conservadora no Congresso Nacional é o desafio do momento para o PT. Como enfrentar esta bronca? Sem dúvidas que vai exigir capacidade de articulação política, muita saliva e objetivos exatos e delimitados pelo quanto podemos.

Penso que não adiantam bravatas, ameaças, xingamentos, é preciso sermos realistas e aceitarmos com serenidade um inventário de nossos ativos para com sobriedade fixarmos nossos objetivos antes de qualquer coisa pois é preciso governar e não podemos com sucessivas derrotas ajudar os adversários nesta tarefa de paralisar o governo no Congresso Nacional.

Para nós é importante uma reforma política com financiamento público de campanha e regulação da mídia. Os adversários estão querendo colocar um bode na sala com uma reforma que piora a legislação eleitoral que temos inserindo no sistema, por exemplo, o voto distrital, o "distritão", e o financiamento de campanhas políticas por pessoas jurídicas (empresas) para que as coisas permaneçam como estão, condição de retirada do caprino da sala.

E como entra neste jogo a sociedade ou os que votaram na Presidenta Dilma? A mobilização de quem defende o programa de governo da coligação que elegeu a presidenta Dilma será insubstituível. 

Contudo, considerações de ordem prática e política precisam ser antevistas. Primeiro, não é possível governar com a pressão das ruas pois sequer é possível tamanha engenharia, nos falta organizações e meios materiais para tanto, em outras palavras: não é possível manter uma população mobilizada por quatro anos pressionando o Congresso. 

Ademais, é um erro achar que é possível e bom politicamente tentar colocar de joelhos o Poder Legislativo, o que melhor representa o povo, o mais democrático da República.

Evidente que os movimentos sociais e suas organizações, os partidos políticos da base aliada ou o que restou dela têm que se fazer presentes nas ruas, nas redes sociais e na mobilização da opinião pública para suprir a desigualdade de forças no Congresso mas não substituem os votos dos deputados na aprovação de PL's, PEC's e MP's de interesse do governo. 

Chegou a hora de mostramos o que sabemos de política mostrando mais uma vez que o PT é um partido que superou o déficit de aprendizado político que sempre esteve embutido na cultura política dos quadros de formação leninista. Não é hora de tudo ou nada mas de com obstinada dedicação construirmos no Congresso Nacional maioria para derrotarmos os conservadores.

Devemos fazer com que os deputados e senadores entendam que não podem querer deter as reformas tão necessárias e não sermos derrotados por nossos erros ou por ignorância empurrados para o precipício das batalhas antecipadamente sabidas como mal sucedidas.

No link abaixo um ótimo artigo de Zé Dirceu sobre esta tarefa tão cansativa, laboriosa e importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário