quarta-feira, 8 de outubro de 2014

          O NEOLIBERALISMO E A LEI DO MAIS FORTE

A lei da selva = neoliberalismo

O país estará em uma encruzilhada no dia 26 do mês corrente. Dois projetos de governo e de nação são apresentados em grandes linhas para a população escolher um. 

O PSDB/DEM oferecem o neoliberalismo com o receituário de sempre, Estado mínimo, desregulamentação dos mercados, principalmente do mercado de trabalho com ataques cada vez mais constantes aos direitos inscritos no art. 7º da Constituição, os DIREITOS SOCIAIS, e na CLT.

Como alternativa ao neoliberalismo o PT e partidos aliados oferecem à população um governo de centro-esquerda com mais presença do Estado na proteção do mercado interno, efetivação da cidadania com programas sociais, obras de infra-estrutura, mais educação pública e mais medidas de combate às desigualdades sociais.

Contudo, o mais importante é saber que a agenda da direita neoliberal não pode ser explícita, precisa vir mascarada pois não é possível ganhar uma eleição dizendo que vai vigorar a lei do cão, a lei do mercado, a lei do mais rico pois isto em matéria de economia significa mais dinheiro para os plutocratas e mais desgraças para a grande massa trabalhadora. 

Portanto, para empurrar o cálice de veneno na boca da massa  trabalhadora os neoliberais precisam dos meios de comunicação para difamar o PT, perseguir, provocar histeria na opinião pública, dividi-la e confundi-la. 

 A sorte está lançada e não se ganha eleição de véspera. Estamos na hora da onça beber água, faltam poucos dias para a eleição e pouca coisa pode ser feita, mas deve ser feita na disputa dos votos.

Será que a população vai entender o que significa o neoliberalismo e quem o representa, Aécio Neves, até o dia 26 de outubro? Portanto, vamos pensar e agir com calma e didática pois a população precisa entender quem efetivamente a defende direcionando o ORÇAMENTO PÚBLICO para universalizar direitos e corrigir desigualdades opondo-se à direita neoliberal representada pelo candidato Aécio Neves. 

Nesta eleição estão conseguindo vender gato por lebre devido à campanha sistemática de difamação contra o PT. O problema é quanto tempo vai levar para a realidade se impor sobre a teia de mentiras... Portanto, paciência, política é aprendizado, inclusive do eleitor.

Todo aprendizado requer tempo. E aí talvez seja necessário quatro anos de Aécio no lombo para o eleitor entender o que é neoliberalismo. Devemos fazer nossa parte, explicar para o eleitor que a volta ao poder da cleptocracia tucana significará a apropriação do ORÇAMENTO da União por banqueiros, industriais, rentistas, simples ladrões e a desregulamentação da economia com a derrogação de direitos que amparam os mais fragilizados na lei da selva. Portanto, didática e paciência...

Acredito que se agora teremos que esclarecer de maneira mais metódica os dois projetos de governo e de nação que se apresentam para a população escolher um. No futuro devermos fazer formação política em massa, como a UNE fez no passado com os CPC's, sindicatos, partidos de esquerda, com base em um programa mínimo de esclarecimento sobre ORÇAMENTO PÚBLICO, seu uso em favor da maioria, o direcionamento deste orçamento por quem está no poder, a importância de uma maioria na Câmara dos Deputados e no Senado etc.

É importante que a população aprenda isto pois é decisivo nesta e nas próximas eleições de 2016, 2018... Temos que pensar no confronto no longo prazo, pensar estrategicamente, pois em curto prazo só existem táticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário