quinta-feira, 20 de junho de 2013

A conta mandada pelo conservadorismo

  A conta mandada pelo conservadorismo 



               


Depois desta semana de manifestações o Brasil estará mais à esquerda que antes. Elas vieram suprir a falta que fez o desmonte da Teologia da Libertação e das Comunidades Eclesiais de Base pelo polonês direitista, João Paulo II, e por Bento XVI, quando se chamava Ratzinguer.

Se não fosse este ataque ao trabalho de D. Paulo Arns e de D. Hélder Câmara, dividindo a arquidiocese de D. Arns em duas, fechando o SERENE II (Seminário Regional do Nordeste II) e o ITER (Instituto Teológico do Recife), punindo padres progressistas como o Pe. Reginaldo Veloso, que coordenou a comunidade católica no Morro da Conceição, Recife, teríamos um país mais justo e mais à esquerda em termos de distribuição de renda.

Estas manifestações vêm suprir também o desmonte dos núcleos do Partido dos Trabalhadores para torná-lo mais aceitável aos inimigos. Sem este desmonte teríamos um partido mais ofensivo em disputas eleitorais e mobilizações, tudo isto junto não tornaria necessárias alianças tão à direita como ocorreu nos últimos 10 anos.

O caminho suave escolhido pelos principais dirigentes deu certo mas a este preço que estamos vendo, reformas pela metade ou sequer iniciadas, como a reforma política e tributária, e em ritmo de passo de tartaruga.

Os óbices criados pelos conservadores direitistas também estão mandando o sua fatura, manter a semi-escravidão tem seu preço.

A sociedade foi para as ruas, a luta política se precipitou. Se nada fizermos os neofascistas farão, conduzirão e se apropriarão deste movimento do povo. A luta é pela conquista da opinião pública, se dermos por perdida a batalha é porque não estamos entendendo este jogo simbólico. Hoje a rapaziada do MPL propôs todo mundo de vermelho para comemorar a vitória. A disputa é dura pois o bolo é bom e a direita quer um naco. Aprendizes de fascistas já agrediram militantes da CUT e do PT.

Se o PT estivesse na oposição seria acusado de estar por trás de todos os atos de depredação. Como está no poder ainda não foi acusado de nada, as manifestações não são contra o governo. Acho pouco provável que a direita domine este movimento, embora já tenha tentado retirar algum proveito. Cabe a nós colocar o vermelho nas ruas. 

O jogo está sendo jogado, não acabou. Acredito que o país está mais à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário