sábado, 22 de junho de 2013

O MPL – Movimento Passe Livre – suspende manifestações em São Paulo



O MPL – Movimento Passe Livre – suspende manifestações em São Paulo

         

As manifestações da última semana trarão resultados positivos e também efeitos colaterais. São os movimentos sociais que envolvem milhões de pessoas que mudam o curso da história, daí não tenho dúvidas que pessoas de esquerda tomaram um susto com as manifestações mas foi a direita que ficou contra a parede pois ela sempre temeu o povo como protagonista...

A autoridade da presidenta Dilma Rousseff não foi questionada nem a legitimidade de seu mandato, as manifestações são direito do cidadão amparados pelo direito de pensar e se expressar. 

Como resultado colateral constata-se que pessoas da extrema direita quiseram dar tom fascista às manifestações. Em excelente texto de Rodrigo Viana[1] sobre as manifestações do dia 21 de junho na AV. Paulista fatos importantes são relatados, a direita fascista mostrou as garras e está em vantagem pelo controle das manifestações, o próprio MPL  reconhece este fato.

Pelas proporções gigantescas que as convocações tomaram o MPL perdeu o controle das manifestações, ademais depois da vitória do movimento pela redução da passagem nenhuma manifestação deveria ser convocada, como de fato estabeleceu o MPL quinta-feira à noite, é o correto. A esquerda deve ter todo o cuidado para não servir ao inimigo...

A direita golpista e fascistóide está querendo aproveitar-se das manifestações para fazer baderna, cometer crimes contra pessoas e contra o patrimônio público e privado. O lúmpen está associado aos baderneiros, drogados, sacizeiros, ladrões, skinheads, portanto, muito cuidado.

Como desmobilizar milhares de pessoas para não serem instrumentalizadas pelos baderneiros e aprendizes de fascismo? A mídia e as redes sociais serão uma ferramenta insubstituível para este fim e como o MPL está no auge, a mídia já começou a veicular as mensagens das lideranças do MPL no Jornal Nacional, Jornal Hoje e outros programas noticiosos, daí estas oportunidades não devem ser desperdiçadas... 

Devemos transmitir nossa posição pois uma coisa é certa: ou dirigimos ou seremos dirigidos, os baderneiros conduzirão as badernas e se apropriarão em parte do significado das manifestações nem que seja maculando-as.

Algumas lições serão retiradas destes eventos excepcionais. Suscito algumas, aquelas que me parecem bem estampadas neste momento.

Parece-me evidente que as reformas do Estado, como a reforma política e a reforma tributária tributando os mais ricos, o que possibilitará financiar a infra-estrutra das grandes cidades em colapso, bem como educação e saúde, terão que entrar na ordem do dia pois a vida nas grandes cidades com o transporte de massa pifado e serviços públicos esgotados há muito, a inércia do cidadão está sendo substituída pela ação de reivindicação e protesto. A sensação é de exaustão da paciência.

Outra coisa me parece óbvia, não é possível eventos desta natureza sem organização política, caso contrário corre-se o risco da perda do controle e apropriação por quem justamente teme o povo e não o quer sujeito ativo nas decisões políticas. O MPL não tem gente nem estrutura suficiente para tanto, toda a esquerda deve cerrar fileiras com ele. O momento é de se recolher, refletir, aprender, construir alianças e organização permanentes pois muita água ainda vai correr por baixo desta ponte...



[1] Esquerda x Direita na avenida Paulista; MPL denuncia “ares fascistas” em SP, in
http://www.rodrigovianna.com.br/geral/esquerda-x-direita-na-avenida-paulista-mpl-denuncia-ares-fascistas-em-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário