segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Movimento Passe Livre - MPL



              O Movimento Passe Livre - MPL
  

                          


Qualquer bom livro de sociologia hoje tem um capítulo dedicado à teoria dos movimentos sociais pois são eles que mudam a sociedade. Com base no que disponibiliza a sociologia escrevi este post objetivando compreender o MPL – Movimento Passe Livre -, que nos dias 13 e 14 - quinta e sexta-feira -, colocou 10 mil pessoas nas ruas com a repressão da Policia Militar prendendo 10 jornalistas que cobriam o evento, também efetuando prisões de manifestantes, agressões pura e simples à liberdade de manifestação e expressão.

Hoje, segunda-feira, 17 de junho, a manifestação tinha 100 mil pessoas em São Paulo, não houve repressão, ficou nítido quem são os baderneiros. Se hoje a polícia parte para o enfrentamento era o dia dela apanhar. Houve adesão em mais nove capitais com 100 mil saindo às ruas no Rio de Janeiro e 5 mil em Salvador. Os fatos anteriores e os de hoje só aguçaram a curiosidade, são muitas as indagações acerca da ideologia do movimento e se existe alguma vinculação deste com a direita posta na oposição. 

Saber quem o faz; qual o objetivo e a ideologia; se tem capacidade de sustentar o confronto por muito tempo; quem é o desafiado/inimigo e quem são os aliados. Respondidas estas questões poderemos vislumbrar muita coisa sobre este movimento. O movimento está nas ruas; interpretar e apoiar é um trabalho nosso.

Ideologia e objetivos

De imediato não entrevejo no MPL como tendo características de direita, nada indica isto, o perfil social e as falas dos principais membros do movimento nada têm de direita[1]. Ademais, o próprio objetivo consignado no nome do movimento é completamente colidente com o neoliberalismo: transporte gratuito para todos que usarem o sistema de transporte de massa nas grandes cidades, que deve ser público, obviamente. 

Portanto, ainda que hipoteticamente a fagulha que impulsionou as manifestações seja um aumento de R$0,20 no preço da passagem o MPL tem ideologia e é radical, o que não é sinônimo de violência. Deste ponto de vista tem oxigênio para uma luta de longo prazo, mas tem uma fraqueza a ser superada, precisa caprichar na análise da situação e na proposta[2].

Tem também outra característica positiva claramente perceptível pela radicalidade do objetivo: é independente dos partidos políticos, o que não significa que o sangue novo do PT, membros do PSTU e do PSOL tenham deixado de participar das manifestações.

Partidos de oposição através de seus próceres procuram retirar algum proveito interpretando as manifestações como atos de oposição aos governos do PT e base aliada. A oposição está fazendo o trabalho dela do jeito dela, associada com a mídia para desestabilizar o que puder, a economia e a classe média sempre oscilante. 

O resultado desta marola ainda está para ser vislumbrado nas eleições do ano que vem, que vai ser uma disputa terrível, já está sendo, mentiras serão o mínimo de que se valerão os tucanos-demos. 

O inimigo

Não vejo o MPL como sendo desfavorável ao PT pois é indiscutível que o inimigo do movimento são os ricos e muito ricos que têm como hábito só enriquecer em um dado Município, sem querer meter a mão no bolso para pagar impostos para o financiamento da infra-estrutura de que precisam as grandes cidades para torná-las minimamente habitáveis. Sem dúvida o MPL confronta a base política dos tucanos e quem mais se interpor no caminho.

Para mim se os tucanos apoiarem o movimento será ótimo, será um tiro no próprio pé; se o PT souber empurrar a conta no bolso da base social dos tucanos, como uma reivindicação poderosa da sociedade, irresistível mesmo, faturará alto e realizará um item do programa do partido.

Os aliados

Protestos, reivindicações, denúncias de situações insuportáveis por si mesmo não constituem um movimento social. Para gerar um movimento os desafiantes precisam sustentar a luta e para isso precisam de militantes e seguidores, o que é feito interconectando-se com outros movimentos e partilhado uma visão comum da realidade e de objetivos.

Desta maneira, o MPL tem como aliados naturais a serem buscados o Movimento Sindical, os trabalhadores são os mais sacrificados com um sistema de transporte público pifado, o Movimento dos Sem Teto, o Movimento Estudantil e outros movimentos sociais, bem como a adesão milhares de cidadãos vitimados pela ausência de transporte de massa que efetivamente funcione.  

 

A inaceitável repressão policial 


Hoje a polícia recuou, indubitável que foi pela perspectiva do confronto, o MPL não se acovardou diante da violência do final de semana e lançou o repto de estar hoje nas ruas. A questão da polícia é grave, estão tratando um movimento social como crime. O Ministério Público tem culpa no cartório também nesta história, deixou a impressão digital de cúmplice da polícia ao intentar processar membros do movimento estudantil que ocuparam a reitoria da USP.

Este conluio entre Ministério Público, polícia e Judiciário para conter os movimentos sociais é uma questão a ser enfrentada nas ruas, questionando politicamente, pois as mudanças passarão pela democratização do Estado brasileiro, que é apenas parcial com o Judiciário tal como se encontra, autocrático, um poder em discordância com os princípios republicanos e democráticos da temporariedade e da exigência do mandato para o exercício em nome do povo de um Poder da República.

O conflito entre a sociedade e parte do Estado está lançado desde a Constituição Federal de 1988 pois só parcialmente temos Estado Democrático de Direito constatado que temos uma ordem econômica semi-escravocrata - açodada por um sistema tributário em que empregados pagam mais impostos que os patrões -, e um aparato policial e judicial criado adequadamente para mantê-la.

Resta saber se combinaram com o resto da sociedade que luta politicamente para distribuir renda.

Este tipo de confronto estava previsto há muito. Só espero que a esquerda saiba aproveitar para avançar no sentido da distribuição de renda com uma reforma tributária que tribute os muito ricos diminuindo um pouco a desigualdade entre as classes sociais, o que permitirá também financiar a infra-estrutura que torne mais habitável as grandes cidades. Se os tucanos ajudarem apoiando o movimento será melhor, estarão fornecendo corda para serem enforcados.


[1] A Folha de São Paulo do dia 16/06/2013 mostra o perfil socioeconômico dos membros do MPL, que numericamente se constitui  em 20 membros “orgânicos” e 35 “apoiadores”  http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/06/1295737-movimento-passe-livre-defende-a-ausencia-de-liderancas-e-apartidarismo.shtml 
[2] Para Alain Touraine, um teórico dos movimentos sociais, “A capacidade de ação dos dominados é fraca quando eles se definem unicamente pela identidade da qual são privados.” in  “Como sair do Liberalismo”, p. 52. EDUSC, Bauru, SP, 1999.

Um comentário:

  1. LI NOS JORNAIS

    PASSEI NUMA BANCA DE JORNAL NA AV. RIO BRANCO E QUANDO PENSO QUE JÁ VI DE TUDO EIS QUE VEJO “CURA GAY APROVADA” . NADA CONTRA AINDA BEM QUE NÃO TENHO ESTA DOENÇA NA FAMILIA!
    AGORA TODO GAY SERÁ VACINADO CONTRA A DOENÇA GAY E EM BREVE O BRASIL SERÁ O ÚNICO PAÍS DO MUNDO A NÃO TER GAYS. PENA POIS GOSTAVA DE IR COM TODA MINHA FAMÍLIA ASSISTIR A PARADA GAY. AINDA BEM QUE NINGUÉM DA FAMÍLIA PEGOU ESTA DOENÇA. AH PERAÍ TEM SIM UM INFECTADO É UM SOBRINHO MEU QUE É MEDICO DE UM HOSPITAL DO RIO. MAS ACHO QUE, COMO ELE É MÉDICO, DEVE ESTAR TOMANDO OS COMPRIMIDOS PARA SE CURAR. O BRASIL EM BREVE VAI SER O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO TOTALMENTE HETEROSEXUAL.
    MAS EM BREVE ACHO QUE VAI SURGIR UM PROJETO DA “CURA NEGÃO” O GOVERNO VAI FORNECER, GRATUITAMENTE, AQUELES REMÉDIOS QUE O MICHAEL JACKSON TOMOU PARA FICAR BRANCO. BEM ESTA DOENÇA ESTÁ EM 50 POR CENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SÃO MILHOES DE “AMALDIÇOADOS” , ATÉ O PELÉ ESTÁ DOENTE. MAS QUANDO O TRATAMENTO ACABAR O BRASIL SERÁ O ÚNICO PAÍS DO MUNDO A NÃO TER AFRO DESCENDENTES.
    MESMO ASSIM AINDA FICARÃO DUAS DOENÇAS GRAVES. UMA DELAS É AQUELA DE PESSOAS QUE SÃO DE OUTRAS RELIGIÕES COMO BUDISTAS, CATÓLICOS, ESPÍRITAS E OS UMBANDISTAS MAS EM BREVE VAI SAIR A CURA E TODOS SERAO EVANGÉLICOS. O BRASIL SERÁ UMA REPÚBLICA EVANGÉLICA RADICAL FUNDAMENTALISTA.
    MAS A ÚLTIMA DOENÇA, SENHORES, NÃO TERÁ CURA NUNCA. É A DOENÇA DOS INDIGNADOS, DAQUELES QUE NÃO TEM MEDO DE FALAR O QUE PENSAM E QUE LUTAM CONTRA A CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE, É A DOENÇA DOS CARAS PINTADAS DOS JOVENS, DOS VELHOS, DE TODOS. CUIDADO HEIN...ESTA DOENÇA ESTÁ SE ALASTRANDO NAS RUAS. JÁ OUVIRAM FALAR?

    Dou a cara pintada à tapa
    Aldo Fernando Madeira Brasileiro, 68 anos, aposentado, casado, branco, espírita, socialista, doença= democrata socialista radical.

    ResponderExcluir